O redutor de velocidade além de ser muito utilizado em motores também está presente em turbinas a vapor e turbina a gás, apesar disso sua utilização vai depender muito de qual equipamento está sendo acionado.
Nesse sentido a utilização do redutor de velocidade está presente em turbinas que acionam geradores, compressores, bombas e outros equipamentos.
Muitas turbinas utilizam redutor devido o aumento de rendimento da turbina, a turbina tem maior eficiência com sua rotação mais elevada. A velocidade tangencial e axial do vapor ou gás tem grande implicação no rendimento da turbina.

Um dos pontos para se decidir sobre a utilização ou não de um redutor de velocidade leva em consideração se o ganho de eficiência na turbina supera as perdas mecânicas do redutor de velocidade.
É visível que as turbinas de maior porte não possuem redutor de velocidade sendo acionamento direto. Como dito acima normalmente as perdas mecânicas no redutor torna inviável o seu uso.

Contudo o ponto mais importante é o fato que quanto maior a turbina, maior será a força centrifuga atuando nos últimos estágios. Devido a força centrífuga existe a restrição de velocidade evitando assim o risco de colapso nas palhetas do último estágio.
Observe em seu dia-a-dia, turbinas de menor porte muita vezes operam a mais de 7000rpm. Turbinas a vapor de grande porte normalmente utilizada em usinas nucleares operam normalmente em 1800rpm sendo com acoplamento direto.
Supervisor de Operação. Graduado em Administração pela Universidade de Franca/Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 12 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog
