A turbina a Gás Heavy–duty é uma das categorias de turbinas a gás, foram implementadas no mercado por volta de 1950. Uma das vantagens desse modelo consiste na não existência de restrições quanto a peso e espaço, pois normalmente baseiam-se em solo. Possuem carcaças, rotores, câmaras de combustão e outros equipamentos em grandes dimensões. A taxa de compressão alcançada e as temperaturas de entrada da turbinas atualmente faz da turbina a gás um dos equipamentos mais eficientes do mercado.
Atualmente existem estudos para tentar elevar as temperaturas de operação na turbina a gás, qualquer avanço significa maior eficiência, mas por enquanto existe restrições para evitar danos nas palhetas da turbina.
As turbinas a gás Heavy-duty utilizam compressores de fluxo axial com várias câmaras de combustão. As câmaras de combustão interligam-se proporcionando a propagação da chama entre as câmaras de combustão e também garante a equalização da pressão entre as câmaras.
A turbina a gás heavy-duty tem como vantagem uma longa vida útil, eficiência maior e uma alta confiabilidade trazendo uma maior disponibilidade do equipamento. Se utilizada em ciclo combinado a eficiência terá uma aumento visto que conseguirá acionar uma turbina a vapor sem utilizar combustível a mais.
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog