Em Usinas termoelétricas de cogeração, que utilizam gases de processo para combustão no interior de caldeiras, é muito comum a utilização de água para fazer o selo de linha de gás.
Selos d’água são válvulas de bloqueio estanques ao gás, operados por meio de água, o que impede o fluxo de gás em uma determinada direção. A pressão máxima de bloqueio determina-se através da altura entre a parte superior interna da curva inferior do selo d’água e a parte inferior interna do ladrão (altura H) da figura a seguir.
A operação do selo d’água se faz necessária a fim de:
– Interromper o fluxo de gás para unidades consumidoras durante alguma manutenção ou em alguma eventual emergência;
– Manutenção na própria rede de distribuição de COG, BFG e LDG;
– Bem como ampliação de rede;
Normalmente todo selo de linha de gás possui pontos injeção no Nitrogênio (N2), que são utilizados para realizar a inertização da mesma para serviços a quente, ou liberação de consumo na unidade consumidora, uma vez que não pode existir a presença de oxigênio no interior da linha que está sendo ou será consumida no interior de uma fornalha de uma caldeira por exemplo. Oxigênio em uma rede de gás que está em operação não é aceitável e pode levar a acidentes desastrosos a pessoas ou equipamentos.
Em seguida pode-se observado uma animação interativa com os passos básicos para operação de realizar e desfazer um selo d’água.
Acesse esse link se quiser detalhes sobre os gases siderurgicos
Veja também sobre funcionamento da turbina a vapor
Contato: Linkedin
1 thought on “Selo de linha de gás”