O redutor de velocidade além de ser muito utilizado em motores também está presente em turbinas a vapor e turbina a gás, apesar disso sua utilização vai depender muito de qual equipamento está sendo acionado.
Nesse sentido a utilização do redutor de velocidade está presente em turbinas que acionam geradores, compressores, bombas e outros equipamentos.
Muitas turbinas utilizam redutor devido o aumento de rendimento da turbina, a turbina tem maior eficiência com sua rotação mais elevada. A velocidade tangencial e axial do vapor ou gás tem grande implicação no rendimento da turbina.

Um dos pontos para se decidir sobre a utilização ou não de um redutor de velocidade leva em consideração se o ganho de eficiência na turbina supera as perdas mecânicas do redutor de velocidade.
É visível que as turbinas de maior porte não possuem redutor de velocidade sendo acionamento direto. Como dito acima normalmente as perdas mecânicas no redutor torna inviável o seu uso.

Contudo o ponto mais importante é o fato que quanto maior a turbina, maior será a força centrifuga atuando nos últimos estágios. Devido a força centrífuga existe a restrição de velocidade evitando assim o risco de colapso nas palhetas do último estágio.
Observe em seu dia-a-dia, turbinas de menor porte muita vezes operam a mais de 7000rpm. Turbinas a vapor de grande porte normalmente utilizada em usinas nucleares operam normalmente em 1800rpm sendo com acoplamento direto.
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
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