Antes de tudo vale ressaltar que antes de chegar na câmara de combustão da turbina a gás, existem diversos equipamentos auxiliares tais como: Filtros de combustíveis, filtros de ar, válvulas controladoras, bombas, transmissores, etc. Logo depois de passar por estes equipamentos auxiliares, o combustível chega nas câmaras de combustão da Turbina a Gás. A princípio existem dois tipos de câmara de combustão: simples ou múltipla. As câmaras múltiplas são sempre tubulares, já as simples podem ser tanto tubulares quanto anulares. Podem ter sua construção de forma horizontal ou vertical. O modelo de câmaras de construção horizontal são montadas na parte superior ou ao redor da turbina a gás; as de construção vertical são montadas sempre ao lado da turbina a gás. Em seguida nas figuras abaixo podemos verificar as câmaras de combustão supracitadas.
Nesse sentido uma câmara de combustão em turbina a gás é responsável por realizar a pulverização do combustível, a vaporização do combustível, a mistura do ar com o combustível, combustão e a diluição do produto da combustão.
Outro equipamento da Turbina a Gás, mas que não é muito utilizado onde o fluxo da exaustão é direcionado para um HRSG são os regeneradores. Os regeneradores são equipamentos cuja finalidade é aquecer o ar que saí do compressor e que se injeta na câmara de combustão, reaproveitando o calor contido nos gases da exaustão da Turbina a Gás, aumentando assim o rendimento do ciclo. Em seguida na figura abaixo apresenta-se uma Turbina a Gás com regenerador.
Veja também
Contato: Linkedin
1 thought on “Câmara de Combustão da Turbina a gás”