É responsável por manter o giro do rotor após paradas para manter o eixo sem arqueamento e uma temperatura circunferencialmente uniforme, possui acionamento por motor e opção de acionamento manual.
Cada turbina tem sua recomendação para quanto tempo a turbina pode ficar sem giro lento após uma parada, caso ultrapasse o tempo recomendado o eixo poderá sofrer arqueamento e ficar travado, não é recomendável tentar ultrapassar o limite de torque recomendado no giro lento para vencer o travamento para não danificar as engrenagens, em caso de travamento deverá aguardar o resfriamento da turbina para o rotor voltar a forma normal e após isso poderá realizar uma nova tentativa de giro.
Antes da partida da máquina é recomendado ficar algum tempo em giro lento para remover qualquer arqueamento no eixo observando a normalização da excentricidade. Partir uma turbina com excentricidade fora dos padrões pode causar vibrações excessivas devido centro de massa estar deslocado, também existe risco de contato entre partes móveis e fixas.
O arqueamento acontece devido após uma parada em que a turbina fica sem giro lento, nessa situação o calor vai se acumular na parte superior da turbina e consequentemente causar sua dilatação causando assim o arqueamento.
Segue abaixo um vídeo explicando o arqueamento:
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog
1 thought on “Função do Giro Lento”