Durante a partida e parada da turbina a mesma expande no caso da partida e retrai na parada, acontece que a carcaça e o rotor possuem velocidades de dilatação diferentes devido sua massa e características do material. Para isso temos a partida a frio a quente.
•Partida a frio
Quando vamos partir uma máquina que está com a carcaça em temperatura ambiente devemos fazer uma curva mais longa para aquecer e dilatar o rotor e carcaça da forma mais uniforme possível, caso acelere a curva da partida o rotor expandirá mais rápido que a carcaça podendo fazer com que o rotor tenha contato com partes fixas danificando o equipamento.
• Partida a quente
Da mesma forma que a carcaça demora para aquecer, a mesma também demora para esfriar, com isso observada a temperatura da carcaça poderemos partir a turbina em um menor tempo visto que a carcaça já está bem dilatada eliminando o risco do contato do rotor com a carcaça.
Algumas máquinas poderão ter mais de duas curvas de partidas.
Em conclusão, o rotor expande no sentido da exaustão visto que está fixo axialmente pelo mancal axial. A carcaça expande no sentido do da admissão visto que o ponto fixo é o pedestal próximo a exaustão da turbina.
Segue abaixo vídeo explicativo sobre partida a frio a quente:
Veja também como funciona uma turbina a vapor
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog