Selagem de Gerador Resfriado a Hidrogênio

Geral Turbina a Gás Turbina a Vapor

Como visto no artigo referente a utilização de H₂ como meio de resfriamento para geradores teremos um sistema de selagem para conter o H₂ dentro do gerador.

O sistema de selagem do gerador basicamente consiste em trabalhar com a pressão da selagem acima da pressão interna do gerador, dessa forma o H₂ não vazará para o exterior.

A selagem pode ser alimentada por sistema de óleo independente ou pelo sistema de lubrificação, mas sempre estará resguardada por uma bomba de emergência DC que atuará em caso de falha do sistema principal.

Como mostrado na figura abaixo o selo possui anéis que envolvem o eixo e regulam o fluxo de óleo, esses anéis são forçados contra o eixo através de duas molas, uma na parte superior e outra na parte inferior, o atrito entre os anéis e o eixo é evitado pelo próprio fluxo de óleo utilizado na selagem.

Esquema de selo de um gerador

O óleo é distribuído em toda circunferência dos anéis, após isso flui entre os anéis para realizar a vedação (Mantendo a pressão naquele ponto maior que a pressão interna do gerador), o óleo já no eixo fluirá em ambos os sentidos, o óleo que fluir no sentido do gerador será captado em um reservatório com seu nível sendo controlado por válvulas pneumáticas ou por boias, já o óleo que fluir no sentido externo do gerador normalmente será retornado junto com óleo de lubrificação, em alguns casos retorna por sistema independente.

Esquema de fluxo do óleo de selagem

O gerador tem variações de pressão, para manter a pressão de óleo da selagem adequada o sistema contará com uma reguladora de pressão que manterá um diferencial de pressão fixo entre a pressão de óleo e a pressão interna do gerador.

Em caso de perda de alimentação de óleo na selagem existe o risco da pressão do gerador deslocar um dos anéis verticalmente, dessa forma quando o sistema de óleo entrar em operação o anel poderá ficar travado permitindo um fluxo de óleo muito elevado, dessa forma existe risco de ir óleo para dentro do gerador visto que o sistema de drenagem não suportaria todo esse fluxo. Nesses casos uma das opções é entrar em giro lento facilitando a movimentação do anel para o local de operação normal, essa solução é proposta em alguns manuais de geradores.

Para colocar a selagem em operação é necessário que se pressurize o gerador até um valor mínimo de pressão (Conforme manual da máquina), dessa forma a reguladora terá uma operação normal.

A queda de pureza no gerador está ligada também a selagem, o óleo contendo gases dissolvidos e outros vapores ao fluir para a selagem causa a contaminação do gerador, para isso alguns sistemas possuem secadores de H₂ e sistema de tratamento de óleo a vácuo.

O óleo ao sair do sistema de selagem poderá levar H₂ dissolvido, dessa forma poderá levar H₂ para o tanque de óleo e criar uma atmosfera explosiva, para evitar isso o sistema possui um ponto de recebimento do óleo que possui uma linha de ventilação direcionada para atmosfera, em alguns casos com exaustor, dessa forma por diferença de densidade o H₂ é removido.

Website | + posts

Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.

Contato: Linkedin Pessoal

Contato: Linkedin Termoblog

1 thought on “Selagem de Gerador Resfriado a Hidrogênio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.