Na Turbina de Ação não é diferente quando o assunto é empuxo axial, mesmo sendo maior na Turbina de Reação, a Turbina de Ação também sofre com esse fenômeno, o empuxo normalmente é reduzido pelos furos de equalização sendo que o restante é absorvido pelo mancal axial.
A turbina é projetada desejando que que o máximo de vapor passe pelas palhetas, mas parte desse vapor flui para outros pontos que podem comprometer a operação da turbina, no caso da roda de ação como exemplo, parte do vapor vaza para toda área da roda (Representada pela seta vermelha), com isso esse lado tende a ficar com maior pressão forçando a roda no sentido de menor pressão, para resolver isso contamos com os furos de equalização (Representado pela seta verde), ele liga um lado da roda ao outro equalizando a pressão e com isso reduzindo o empuxo axial.
O empuxo axial nunca será neutralizado 100% com esses sistemas, sempre uma parte será absorvida pelo mancal axial.
Algumas turbinas podem combinar o uso do furo de equalização com outros meios ou simplesmente utilizar outros sistemas para controle de empuxo axial, exemplo do Pistão de Balanceamento.
Veja também um vídeo sobre Empuxo Axial
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog
1 thought on “Furos de Equalização Turbina a Vapor”