Pistão de balanceamento (Indicado como letra M na imagem) é responsável por reduzir o empuxo axial de uma turbina a vapor. Devido ao diferencial de pressão entre admissão e exaustão existe um empuxo axial forçando o rotor no sentido da exaustão.
O mancal axial não suporta sozinho tal força, existe uma linha (Q na imagem) que interliga o pistão a exaustão criando um diferencial entre a admissão e o pistão. Então da mesma forma que o rotor será forçado no sentido da exaustão também será forçado no sentido do pistão de balanceamento realizando o equilíbrio.
Tem máquinas que possuem várias linhas de equalização ou outro fator diferente no pistão, análise foi feita com base nessa imagem.
O empuxo axial é maior em turbinas de reação visto a queda de pressão nas palhetas móveis, que produz um grande diferencial de pressão forçando as palhetas no sentido de menor pressão.
Em turbinas de Ação o meio utilizado é o Furo de Equalização, acesse nesse link.
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog
Faz um vídeo explicando de forma simples e clara o que seria o empuxo axial..
Eu entendo mas não sei explicar de forma clara..
Segue vídeo
https://youtu.be/nl6xziHY8JE