Em primeiro lugar para entender a bomba de vácuo vamos dividir a bomba em 3 zonas sendo elas a zona de sucção, de compressão e descarga.

A princípio para que esses processos sejam realizados precisamos de um anel líquido que fará o papel semelhante a um pistão e também que o rotor trabalhe deslocado em relação ao centro.
A condição do rotor deslocado em relação ao centro fará com que água sempre se aproxime e afaste do rotor devido sua força centrifuga.

Na entrada de gás o anel líquido se afasta do centro do rotor devido a força centrífuga e pelo fato dele estar deslocado em relação ao centro da bomba.
Com o afastamento da água do centro do rotor tem como resultado o vácuo entre o anel líquido e o rotor fazendo com que os gases sejam succionados pelo bocal de sucção.

Após ser succionado o gás segue para zona de compressão onde o anel líquido se aproxima novamente do centro do rotor comprimindo o gás.

Após ser comprimido o gás é direcionado para o bocal de descarga da bomba e depois para o tanque separador.
O líquido é reaproveitado na bomba e o gás descartado.

Também temos um vídeo explicando o funcionamento da bomba de vácuo, segue abaixo:
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog
3 thoughts on “Como funciona uma Bomba de Vácuo de Anel Líquido”