Em uma turbina a vapor um dos pontos mais importantes é manter o giro do rotor após uma parada, caso isso não seja feito poderá acarretar em arqueamento do rotor.
A turbina após uma parada ainda demandará um tempo considerável para atingir uma temperatura segura onde não terá risco de arqueamento, até atingir uma temperatura segura a turbina deverá ficar em giro lento.
O giro lento após a parada da turbina a vapor tem a função de manter uma temperatura uniforme em toda circunferência do rotor eliminando o risco de concentração de calor em um único ponto.

O arqueamento do rotor
O arqueamento acontece quando a turbina ainda “quente” fica fora de giro lento, acontece que a maior parte do calor se concentra na parte superior do rotor, dessa forma a parte superior expande mais que a parte inferior causando assim o arqueamento correndo o risco de ter toque entre a parte fixa em móvel causando assim o travamento do rotor.
Toda parada deverá ter grande parte da atenção voltada para a entrada da turbina em giro lento. Deixar de se atentar para uma eventual falha no giro lento poderá ter graves consequências. Caso o motor não entre em operação deverá ser acionado manualmente de acordo com manual de operação da máquina.
Se suspeitar de travamento do rotor devido arqueamento deverá avaliar aplicando somente o torque recomendado pelo fabricante para tentar acionar giro lento. Caso não consiga fazer o giro do rotor deverá aguardar o resfriamento do rotor para que o mesmo retorne ao estado original. Forçar o giro com rotor travado pelo arqueamento causará quebra das engrenagens do giro lento. Essa é a recomendação encontrada em vários manuais, mas deverá buscar orientação nos manuais específicos de cada equipamento.
Em caso de arqueamento existe o risco remoto de arqueamento permanente.
Parâmetros críticos turbina a vapor
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog