Turbina de Ação e Reação

Geral Turbina a Vapor

Temos duas tecnologias diferentes para turbinas a vapor, sendo elas a Turbina de Ação e Reação.

A diferença entre elas se resume ao formato da palheta e a quantidade de estágios.

Turbinas de Ação (Tipo Rateau)

Na Turbina de Ação tipo Rateau temos a expansão do vapor nas palhetas fixas (Conversão da energia contida no vapor em energia cinética) e após isso o vapor se choca contra as palhetas móveis perdendo velocidade e girando o rotor (Energia mecânica), isso se repete nos estágios seguintes. Nesse tipo de turbina não temos queda de pressão nas palhetas móveis conforme gráfico abaixo.

Turbinas de Ação (Tipo Curtis)

Na Turbina de Ação tipo Curtis temos uma grande expansão do vapor no expansor (Conversão da energia contida no vapor em energia cinética) e após isso o vapor se choca contra as palhetas móveis perdendo velocidade e girando o rotor (Energia mecânica), diferente da Rateau a palheta fixa só terá a função de direcionar o vapor para o próximo estágio.

Turbinas de Reação

Na Turbina de Reação o vapor acelera nas palhetas fixas e flui pelas palhetas móveis criando uma força de sustentação semelhante a uma asa de avião.

Devido ao formato da palheta o vapor passa em velocidades diferentes na parte superior e inferior da palheta, como sabemos quanto maior a velocidade menor a pressão, com isso a palheta movimenta para o lado de menor pressão causando assim o giro no rotor, nesse tipo de turbina perdemos pressão tanto nas palhetas fixas como nas palhetas móveis.

Turbina de Ação e Reação

Website | + posts

Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.

Contato: Linkedin Pessoal

Contato: Linkedin Termoblog

2 thoughts on “Turbina de Ação e Reação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.