Ejetor a Vapor

Ejetor a Vapor, como funciona?

Geral Turbina a Vapor

A princípio o ejetor a vapor é responsável por remover os gases não condensáveis do condensador, funciona baseado no Princípio de Bernoulli.

 No ejetor temos a injeção de vapor em alta pressão que ao sair pelo bocal sofre expansão ganhando velocidade, ao ganhar velocidade perdemos pressão, então cria-se vácuo na região sucção fazendo com que seja succionado os gases do interior do condensador.

Ejetor a Vapor
Ejetor

Em termelétricas normalmente tem o uso de ejetores ou bomba de vácuo para remover os gases não condensáveis do condensador. Para planta que utilizam somente ejetores normalmente tem o ejetor de serviço e ejetor de partida.

O ejetor de serviço é utilizado em operação plena da planta, maioria são combinações entre 2 ejetores, um realizando realizando a sucção no condensador e outro realizando a sucção na região de descarga do primeiro. Em suma operam em série para melhor eficiência, também possuem trocadores de calor onde parte do vapor succionado é condensado retornando para o processo. Eventualmente alguns trocadores de calor de um ejetor aproveitam para pré-aquecer a água utilizada no processo elevando a eficiência da planta.

Por outro lado o ejetor de partida aciona-se somente na partida da turbina, utiliza-se para obter o vácuo em um menor tempo. Por fim após obtenção do vácuo poderá retira-lo de serviço.

Segue abaixo vídeo explicativo:

Conheça também a bomba de vácuo

Website | + posts

Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.

Contato: Linkedin Pessoal

Contato: Linkedin Termoblog

2 thoughts on “Ejetor a Vapor, como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.