A turbina a vapor em carga reduzido tende a aumentar sua temperatura na exaustão, para controle dessa temperatura utiliza-se hood spray na exaustão da turbina a vapor.
Durante cargas baixas o fluxo de vapor no último estágio fica reduzido, devido ao atrito entre palhetas e vapor estagnado no local, a temperatura aumentará. Uma temperatura alta nas palhetas podem comprometer sua estrutura.
Para controle de temperatura durante cargas baixas existe um spray posicionado na exaustão da turbina. O spray atuará ajudando na condensação do vapor na exaustão reduzindo a pressão e aumentando a velocidade do fluxo de vapor evitando o superaquecimento da região.
A princípio o Hood Spray na exaustão da turbina a vapor tem sua operação baseada na temperatura de exaustão. Se caso ocorrer temperatura alta na exaustão a turbina na maioria das configurações irá desarmar.
Risco de erosão pelo hood spray da Turbina a Vapor
Sobretudo não recomenda-se operar em cargas baixas por um tempo elevado devido o turbilhonamento na exaustão. A água poderá ser arrastada para dentro da turbina e causar erosão nas palhetas.
Contudo outras situações também poderão elevar temperatura na exaustão da turbina como:
- Extração elevada reduzindo fluxo de vapor para exaustão.
- Aumento súbito de pressão no condensador.
Veja também como funciona uma turbina a vapor.
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog
1 thought on “Hood spray na Exaustão da Turbina a Vapor”