A turbina com extração está presente em usinas termelétricas inseridas em outros processos. Usinas siderúrgicas e usinas de álcool por exemplo possuem termelétricas com turbina com extração.
Essas usinas precisam de vapor em seu processo, retira-lo diretamente na caldeira com pressão alta e reduzir para a pressão necessária traria prejuízo. Para isso utiliza-se uma turbina a vapor, em um ponto intermediário retira-se o vapor conforme necessidade do processo. Em contrapartida estará gerando energia com esse vapor antes de extrai-lo.
Existem dois tipos de extrações para as turbinas, sendo extração controlada ou sangria.
Extração controlada
A turbina com extração controlada possui uma válvula que irá restringir o fluxo de vapor em direção ao condensador forçando seu fluxo para a extração. O mecanismo que atua na válvula opera respeitando a pressão do processo, a válvula irá abrir ou fechar de acordo com a demanda do processo.
Em processos que demandam uma pressão mais baixa o modelo de válvula será do tipo grade. Esse tipo de válvula atua em uma região já nos últimos estágios onde o vapor já expandiu consideravelmente. Para conseguir atuar nesse ponto a válvula cobre toda circunferência da turbina.
Um risco relevante para extração controlada existe quando a demanda de vapor iguala a admissão de vapor na turbina, com isso pode causar superaquecimento nos últimos estágios da turbina a vapor.
Extração por sangria
Esse tipo de extração consiste em pontos ao longo da turbina onde será extraído o vapor. Esse tipo de extração não tem controle. A pressão e temperatura do vapor nesse tipo de extração vai variar de acordo com a carga da turbina.
A sangria é utilizada para processos que não precisam de uma pressão constante, normalmente sendo esse vapor utilizado para aquecimento.
Um risco relevante para esse tipo de turbina é o retorno de vapor do processo. Caso a turbina sofra um trip e retorne vapor do processo a turbina poderá ter sobrevelocidade e sofrer grandes danos.
Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.
Contato: Linkedin Pessoal
Contato: Linkedin Termoblog
1 thought on “Turbina com extração controlada ou sangria”