Como funciona um Desaerador?

Caldeira Geral Tratamento de Água

O principal objetivo do desaerador é remover os gases dissolvidos na água, seu objetivo secundário é aquecer a água que será enviada para caldeira, seu terceiro e último objetivo é servir como reservatório de água para suportar as oscilações de nível da caldeira.

  Dentro do contexto de gases dissolvidos na água existem dois gases que deve considerar extremamente prejudiciais, que é o oxigênio e dióxido de carbono. O oxigênio na água causa corrosão e o dióxido de carbono torna a água mais ácida causando mais corrosão. O desaerador retira quase todo o oxigênio presente na água, porém uma pequena parte passa e remove-se quimicamente com sequestrante de oxigênio.

Na figura abaixo pode-se avaliar a solubilidade do oxigênio na água, conforme o gráfico levando em conta a temperatura, acima dos 100°C o desaerador consegue sua máxima eficiência na remoção de gases dissolvidos, pois o oxigênio perde sua solubilidade na água. O desaraerador trabalha pressurizado, com isso consegue trabalhar com a água na fase líquida acima dos 100°C, isso é primordial para realizar sua função.

Gráfico mostrando a solubilidade do oxigênio na água

Existem 3 tipos de desaeradores, sendo o de bandeja, de pulverização e o terceiro sendo de bandeja com pulverização que contempla os sistemas dos dois primeiros modelos.

É importante entender as divisões do desaerador, sendo que acima fica o desaerador propriamente dito e abaixo o reservatório de água.

Câmara de Desaeração do Desaerador

A água é admitida na parte superior do desaerador que vai para uma câmara onde se encontra os bicos pulverizadores. Os bicos possuem um formato de cone melhorando a distribuição de água em toda sua circunferência. Controla-se a abertura do bico através de uma mola, dessa forma quando a pressão de água aumenta ou diminui a mola reage abrindo ou fechando mantendo sempre uma boa atomização da água.

Bico pulverizador do desaerador

Em suma a maior parte da desaeração ocorre na câmara de desaeração, após a câmara de desaeração a água segue para as bandejas. O vapor é admitido no desaerador e tem um fluxo contrário a água nas bandejas, a vantagem das bandejas é que aumenta a área de contato entre água e vapor contribuindo ainda mais para remoção dos gases. Em seguida a água desaerada segue para o tanque, normalmente esse reservatório recebe a água através de um tubo em T que distribui a água na parte inferior, isso serve para evitar oscilações no nível do reservatório.

Bandejas

A liberação dos gases acontece a partir de um vent no topo do desaerador. Sempre deverá ter um pequeno fluxo de vapor no vent garantindo que tem fluxo adequado para liberar os gases para a atmosfera.

Contudo o oxigênio que não removido pelo desaerador remove-se quimicamente por sequestrante de oxigênio.

Todo desaerador fica em uma altura considerável em relação as bombas de alimentação, isso acontece para manter uma pressão adequada na succção das bombas. Uma boa pressão na sucção das bombas evita que a bomba cavite.

Veja também:

Como funciona uma turbina a vapor

Vídeo explicando funcionamento do desaerador

Website | + posts

Graduando em Administração pela Faculdade Cruzeiro do Sul, Curso Técnico em Eletrotécnica. Mais de 10 anos de experiência em operação de termelétricas.

Contato: Linkedin Pessoal

Contato: Linkedin Termoblog

1 thought on “Como funciona um Desaerador?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.